Organize-se - Testes da Massa

Organize-se

Partidos

Aqui vamos explicar como fazer parte do que julgamos serem os principais partidos de esquerda ou centro-esquerda do país: PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL e PCB.

Também daremos um panorama mínimo do que esperar. No entanto, tenha em mente que os partidos maiores podem ter bizarrices em certos municípios. Isso também não é motivo pra não se organizar: se filie e mude o partido pela base.

Outros partidos, como PSOL, PCdoB e PCB podem não ter sede local também. Nesse caso, pode ser interessante construir a partir do zero, sobretudo nas cidades de pequeno porte (menos de 10k habitantes, por exemplo)onde a direção local de outros partidos for realmente travada.

Lembrando que se filiar a princípio é basicamente isso, se inscrever no partido e receber seu material. A construção do mesmo você fará com o tempo e a energia que lhe for possível.
Lembrando também que você deve ler sobre o partido antes de se inscrever, pra saber se é o que você quer mesmo, e se possível visitar a sede local pra tirar dúvidas e ver se você sente firmeza na parada.

Caso você seja de algum partido e queira atualizar informações de contato, filiação e afins, ou se oferecer para ajudar nas filiações, entre em contato pelo podtestesdemacho@gmail.com


[PT]
Maior partido de massas do país. Isso facilita encontrar uma sede e militância, mas também pode trazer entraves com poderes locais. O site do partido é bem estruturado. Olhe na aba "contato" o site do PT do seu estado, e nele, a sede municipal.
http://www.pt.org.br/filiacao/

[PCdoB]
Partido com bastante força em alguns estados, costuma se alinhar com o PT. Não atingiu a cláusula de barreira, o que é um problema pra um partido que se propõe de massas, mas tem uma estrutura partidária que facilida a vida de novos egressos.
A filiação se dá por meio do site redevermelha.pcdob.org.br/autenticacao/. Para encontrar ou fundar um OB(Organismo de Base) ou uma Direção Local, é preciso entrar em contato com a direção estadual, a partir do site, ou buscá-las no app "Rede Vermelha", pra android/IoS

[PSOL]
Um dos partidos que mais avança em capilarização e alcance, mas que ainda tem muitos buracos de representação local. Para encontrar sua sede municipal e se filiar, pode-se entrar em contato com a sede estadual pelo
ESTADOS - PSOL 50
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
http://psol50.org.br/fale-com-o-psol/estados/

[PDT]
O partido do Brizola perdeu muito espaço e com isso acabou se tornando grande vítima de carreiristas fisiológicos, mas ainda tem militantes históricos e um passado que permite recuperar a confiança, além de combater esses carreiristas. Se for pra entrar, saiba que vai ter que brigar bastante pelo direcionamento do partido.
Para ajudar, um grupo no fb chamado "novo trabalhismo", engaja pessoas na tentativa de retomar os rumos dos tempos de Brizola. Sugiro buscar por lá os companheiros locais.
https://www.facebook.com/groups/530838364061667/
A filiação pode ser feita pelo
http://www.pdt.org.br/index.php/filie-se-ao-pdt/


[PSB]
Partido de alguns nomes muito bons, mas de uma estrutura complicada e algumas vezes fisiológica.
Busque a sede municipal entrando em contato com a estadual
http://www.psb40.org.br/psb-no-seu-estado/
E se filie pelo
http://plataforma.psb40.org.br/visitor/affiliates/new

[PCB]
Esse é mais hardcore, pra marxistas-leninistas raiz. Você se cadastra para receber informações e se torna um militante, não um filiado. É importantíssimo ler as resoluções congressuais
https://pcb.org.br/portal2/6591/
Para encontrar sua sede local, o melhor é entrar no
https://pcb.org.br/
e buscar junto à sede estadual. Já para fazer parte de um dos coletivos (uma espécie de "iniciação" no partido, acesse
Organize-se no PCB!
Como se organizar no PCB? Para conhecer o PCB; Iniciação partidária; Manual de organização do PCB; Estatuto do PCB; Estratégia e tática do PCB; Resoluções da Conferência…
https://pcb.org.br/portal2/se-organize-no-pcb/

Por fim, indico algumas pessoas que toparam dar uma moral ajudando a galera, e podem tirar eventuais dúvidas, no twitter.

PT: @marindn
PCB: @rockertux
PDT: @teixeirop
PSOL:@anaelisa_araujo, @rodrigolanca, @eaiyago
PCdoB: @Dangaspar_